quinta-feira, 24 de julho de 2008

Livro: Negras Pretensões


O livro Negras Pretensões - a presença de intelectuais, músicos e poetas negros nos jornais de Florianópolis e Tijucas no início do século XX, resultado de trabalho de conclusão de curso em História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentado em julho de 2006.
Na publicação, Garcia relata a participação intensa de três intelectuais negros, Ildefonso Juvenal (1894-1965), Trajano Margarida (1889-1946) e João Rosa Júnior (1882-1932) na vida cultural de Santa Catarina, especialmente em Florianópolis e Tijucas em 1915. Naquele ano, Juvenal e Margarida criaram o jornal literário Folha Rosea, espaço em que eles veiculavam artigos, críticas, poesias, composições e peças teatrais. No mesmo ano, os três intelectuais fundaram a Associação dos Homens de Cor, marco na denúncia contra o preconceito racial da época. Os três personagens são pouco citados na historiografia tradicional catarinense, fato que aguçou ainda mais a curiosidade do pesquisador. "Pretendi mostrar, com este trabalho, que a população negra, ao contrário do que se afirmava, não ficou à margem do sistema formal de ensino e contribuiu significativamente para a cultura do início do século XX", comenta Fábio Garcia, 28 anos. Outro fato importante é que a pesquisa extrapola alguns estereótipos como a de que a história dos negros no Brasil é vinculada somente à escravidão. "Houve outros campos de atuação e, em Florianópolis, por exemplo, havia um movimento bastante intenso fomentado pela população negra", comenta. Um exemplo é o de João Rosa Júnior. Hábil maestro e compositor, autor da famosa polca "Daí a César o que é de César", Rosa dá nome a um centro cultural no município de Palhoça, coordenado por seusdescendentes.Para o autor, outros negros fizeram história em Florianópolis além de figuras-símbolo como o poeta simbolista Cruz e Sousa (1861-1898) e da jornalista e escritora Antonieta de Barros (1901-1952), primeira deputada estadual negra de Santa Catarina. "A partir de Juvenal, Margarida e João Rosa Júnior, outros nomes vão surgindo, como Epaminondas de Carvalho, Astrogildo Campos e Agrícola Guimarães, só para citar alguns", explica Garcia. Outra contribuição importante é possibilitar que o livro sirva como material para professores na disciplina de história e cultura afro-brasileira e africana, incluída nos currículos no ensino fundamental e médio com a criação da lei 10.639/2003.

COMO ENCONTRAR:

O livro custa R$ 20,00 + envio - pedidos pelo e-mail: fabiogarciahistoria@gmail.com

3 comentários:

Unknown disse...

O livro Negras Pretensões traz uma excelente literatura e revisão sobre a história dos escritores negros do Estado de Santa Catarina.
Seu conteúdo, rico em informações e detalhes, mostra de fato a luta do povo negro catarinense.
Silvana Veríssimo
Nzinga Mbandi

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Que oportunidades como mostradas no livro"Negras Pretensões"nos revelem cada vez mais que ainda podemos lutar contra o preconceito no Brasil e na vida.Pois quando pensamos que sabemos de todas as respostas,vem o dia a dia com uma severa rasteira nos mostrando que existe "preconceito" sim e muda todas as perguntas.Assim como devemos fazer sempre que nossa raça negra marque presença na História e deixe registrado que o mais importante é não sentirmos lembrados e sim que nossa falta um dia seja sentida!