sexta-feira, 25 de julho de 2008

Personalidades Negras Catarinenses

Personalidade negra é o novo quadro semanal do afromemorias. Começamos apresentando o intelectual Ildefonso Juvenal da Silva, nascido em Florianópolis em 10 de abril de 1894, formou-se em Farmácia pelo, já extinto, Instituto Politécnico de Santa Catarina em 1924. Membro da Força Pública (atual Polícia Militar) chegou patente de Major. Aos 71 anos veio a falecer, em 09 de março de 1965. Sua extensa produção literária ainda aguarda maior valorização e reconhecimento por parte de governantes e estudiosos. Para os estudantes de ensino fundamental e médio fica aqui uma ótima dica de estudo sobre o passado da população negra em Florianópolis (para saber mais leia o livro: Negras pretensões). Aos turistas que visitam o litoral catarinense não deixem de conhecer os feitos desta personalidade histórica.


Abaixo algumas de suas principais contribuições:

Livros publicados:
Contos Singelos. Florianópolis: Ed. do autor, 1914.
Páginas Simples. Florianópolis: Tipografia do povo, 1916.
Florianópolis. Florianópolis: Ed. do autor, 1916.
Questão de limites: Paraná e Santa Catarina. Florianópolis, Ed. do autor, 1916.
Painéis. Florianópolis: ed. A Phenix, 1918.
Relevo. Florianópolis: Livraria Cisne, 1919.
Nestor Vitor e Cruz e Souza. Florianópolis: Ed. do autor, 1923.
Páginas Singelas. Florianópolis: Folha Nova, 1929.
Força Pública do Estado de Santa Catarina (1835-1935). Florianópolis: edição comemorativa de centenário da Força Pública, 1934.
Conferência sobre Higiene. Florianópolis: ed. Oficial, 1935.
Contos de Natal. Florianópolis: ed. do autor, 1939.
Teatro: obras completas. Florianópolis: ed. do autor, 1942.
Laguna Engrandecedora da História Catarinense. Florianópolis: ed. do autor, 1944.
Ensinado a Ensinar Errado. Florianópolis: ed. do autor 1946.
Lages e o seu desenvolvimento cultural: palestra realizada no salão nobre do Instituto de educação de Lajes. Florianópolis: ed. autor, fevereiro de 1947.
Eduardo Dias: o mágico do pincel. Florianópolis: ed. do autor, 1948.
Contos de Natal: revisado e ampliado. Florianópolis: ed. do autor 1952.

Outras atividades:
Compõe a Associação dos Homens de Cor, promove atividade cívico-literária sobre o 13 de maio, em 1915;
Editor do jornal literário Folha Rosea, no ano de 1915;
Em 1918, auxilia na alfabetização dos praças na Força Pública, exercendo patente de Sargento Ajudante na Escola Regimental Marechal Guilherme;
Fundador do Centro Cívico Recreativo José Boiteux, em 1920;
Professor da Escola Noturna Cruz e Souza (Centro Cívico e Recreativo José Boiteux), em 1920;
Ingressa no Instituto Politécnico Farmacêutico de Florianópolis, em 1921;

No ano de 1923, é nomeado 2º Tenente da corporação (Força Publica);
É um dos fundadores do Centro Catarinense de Letras, em 1925;
Em 1926, é posto a disposição do comando geral da Força Pública, para ficar responsável pela farmácia geral da corporação;
Sócio efetivo dos Instituto de História e Geografia de Santa Catarina, em 1941;
Sócio efetivo do Instituto de História e Geografia de Santos (SP). Membro correspondente da academia Rio–Grandense de letras e do Centro de Letras do Paraná (s/d);
Em 1948, compôs a subcomissão de Folclore do Estado de Santa Catarina;
Redator de diversos jornais da capital;
Diretor da Biblioteca Municipal de Florianópolis.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Livro: Negras Pretensões


O livro Negras Pretensões - a presença de intelectuais, músicos e poetas negros nos jornais de Florianópolis e Tijucas no início do século XX, resultado de trabalho de conclusão de curso em História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentado em julho de 2006.
Na publicação, Garcia relata a participação intensa de três intelectuais negros, Ildefonso Juvenal (1894-1965), Trajano Margarida (1889-1946) e João Rosa Júnior (1882-1932) na vida cultural de Santa Catarina, especialmente em Florianópolis e Tijucas em 1915. Naquele ano, Juvenal e Margarida criaram o jornal literário Folha Rosea, espaço em que eles veiculavam artigos, críticas, poesias, composições e peças teatrais. No mesmo ano, os três intelectuais fundaram a Associação dos Homens de Cor, marco na denúncia contra o preconceito racial da época. Os três personagens são pouco citados na historiografia tradicional catarinense, fato que aguçou ainda mais a curiosidade do pesquisador. "Pretendi mostrar, com este trabalho, que a população negra, ao contrário do que se afirmava, não ficou à margem do sistema formal de ensino e contribuiu significativamente para a cultura do início do século XX", comenta Fábio Garcia, 28 anos. Outro fato importante é que a pesquisa extrapola alguns estereótipos como a de que a história dos negros no Brasil é vinculada somente à escravidão. "Houve outros campos de atuação e, em Florianópolis, por exemplo, havia um movimento bastante intenso fomentado pela população negra", comenta. Um exemplo é o de João Rosa Júnior. Hábil maestro e compositor, autor da famosa polca "Daí a César o que é de César", Rosa dá nome a um centro cultural no município de Palhoça, coordenado por seusdescendentes.Para o autor, outros negros fizeram história em Florianópolis além de figuras-símbolo como o poeta simbolista Cruz e Sousa (1861-1898) e da jornalista e escritora Antonieta de Barros (1901-1952), primeira deputada estadual negra de Santa Catarina. "A partir de Juvenal, Margarida e João Rosa Júnior, outros nomes vão surgindo, como Epaminondas de Carvalho, Astrogildo Campos e Agrícola Guimarães, só para citar alguns", explica Garcia. Outra contribuição importante é possibilitar que o livro sirva como material para professores na disciplina de história e cultura afro-brasileira e africana, incluída nos currículos no ensino fundamental e médio com a criação da lei 10.639/2003.

COMO ENCONTRAR:

O livro custa R$ 20,00 + envio - pedidos pelo e-mail: fabiogarciahistoria@gmail.com

Discriminação Racial em Florianópolis

O artigo descrito abaixo foi publicado pelo jornal Notícias do Dia, em 15 de julho de 2008. O fato de ocorreu com a educadora Jeruse Romão, cuja vida tem sido o combate a todas as formas de discriminação e preconceitos. Infezlimente, a educadora, foi acusada de roubo em loja comercial no centro de Florianópolis.


Ser negro, no Brasil e em Santa Catarina, ainda é sinônimo de perseguições preconceituosas e práticas discriminatórias. O lamentável caso de discriminação racial sofrido pela educadora Jeruse Romão, em loja comercial no centro de Florianópolis, reacende uma antiga discussão brasileira. Afinal, o racismo brasileiro se dá por critérios biológicos ou econômicos?
Por mais que muitas pessoas julguem os casos de racismo como sendo uma consequência da falta de oportunidades e poder aquisitivo ente brancos e não-brancos, o fato ocorrido com Jeruse Romão, que é educadora, pesquisadora de renome internacional e militante do movimento social negro, evidência o quanto o racismo brasileiro não observa a classe social de suas vítimas. Oracy Nogueira, sociólogo paulista, na década de 40, já alertava para as especificidades do racismo brasileiro, dizendo: a identificação do negro brasileiro se dá pelo fenótipo e tonalidade da pele. De tal maneira que quanto maior for o conjunto de características negras do individuo, maior poderá ser a incidência de preconceito e privações sociais sofridos ao longo de sua vida, independentemente da sua conta bancária, formação acadêmica ou profissional; a cor da pele, muitas vezes, serve de base para estabelecer quem deve ou não receber revista policial ou para quem deve viver ou morrer. No caso em questão, recaiu sobre a educadora Jeruse Romão, negra política e cromaticamente, a verdadeira face do nosso racismo.
Respeito, dignidade e princípios éticos não são letras mortas; não servem apenas para preencher páginas de livros e tratados sobre direitos humanos. A indignação e denúncia de vexatórias práticas de exclusão e segregação racial devem sempre ter espaço nos veículos de mídia. Neste sentido, felicito a redação deste jornal pela maneira séria e comprometida com que abordou e acolheu esta injustiça racial ocorrida em pleno século 21.